Pão low carb de couve flor




Uma excelente opção para o seu café da manha low carb.

Ingredientes para o pão low carb de couve flor

2 xícaras (chá) de buquês de couve flor lavados, ralados ou processados até que virem grãos*
2 dentes de alho picados ou esmagados
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1/2 xícara (chá) de queijo tipo mozzarella + 1/2 xícara para cobertura
1 ovo ligeiramente batido
1 colher (chá) de ervas secas - usei orégano e salsa desidratada
sal se necessário


Obs.: use o processador, liquidificador ou ralador para deixar a couve flor em pedaços bem pequenos como se fosse uma espécie de arroz


Preparo do pão low carb de couve flor

Preaqueça o forno a 200 graus.
Leve a couve flor já processada ao microondas por aproximadamente 5 minutos até que ela amoleça. Programe para um tempo menor e ao final mexa para uniformizar o cozimento. Volte a programar para mais uns minutos se necessário, pois cada microondas tem suas próprias características.
Doure o alho no azeite somente até perfumar. Coloque-o na tigela que está a couve flor juntamente com o ovo, as ervas e o queijo mozzarella (se essa for já bem salgada, não precisa corrigir o sal). Misture com uma colher até formar uma pasta uniforme.
Unte a fôrma com manteiga ou margarina, forre com papel manteiga, deixando uma sobra equivalente ao tamanho do fundo da fôrma desse papel em uma das laterais para que depois possa virar a massa sobre ele.
1) espalhe a massa da couve flor crua uniformemente por toda a fôrma.

2) leve para assar por aproximadamente 30 minutos ou até a superfície ficar firme ao toque. Retire a fôrma do forno e cuidadosamente puxe as bordas do papel manteiga (*), retirando-o da fôrma. Vire a massa assada sobre a parte da sobra desse papel.


3)  Coloque de volta na fôrma, cubra com a mozzarella restante e leve ao forno novamente até derreter o queijo e dourar.

4) retire do forno e corte em pedaços para servir. Eles ficam mais macios quando estão quentes e mais rígidos quando esfriam.

Nota: a cobertura pode ser feita também com molho de tomate e queijos, cogumelos, ervas, tomates sem as sementes ou como desejar.


(*) uso um papel chamado Assa + Leve que não necessita untar. Se usar o papel manteiga comum é importante untá-lo com manteiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário