Ora-pro-nobis – Propriedades e benefícios

Ora-pro-nobis

Esta planta oriunda da America do Norte, a ora-pro-nobis, cientificamente conhecida como Pereskia aculeata, é facilmente encontrada abundantemente na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária.
Do latim, seu nome quer dizer “rogai por nós”, e de acordo com as tradições, esse nome foi dado por certas pessoas que a colhiam no jardim de um padre enquanto ele orava em latim.


Fácil de ser cultivado e de grande valor nutricional, esse vegetal pode ser usada como ornamento e alimento, e se desenvolve em todo tipo de solo. Também conhecida como labrobó e orabrobó, a ora-pro-nobis, a planta trepadeira se acostuma com facilidade a diversos climas e tipos de solo. Sua floração acontece por apenas um dia, no período de janeiro a abril com flores pequenas e perfumadas de cor branca, a produção de seus frutos ocorre de junho a julho somente, e são amarelos e redondos.  Muito utilizada como cerca viva, esse vegetalpode chegar aos 5 metros de altura e tem ramos cheios de espinhos, ajudando a proteger ambientes.

Benefícios e propriedades do Ora-pro-nobis

Amplamente utilizada para aliviar processos inflamatórios e na regeneração da pele queimada, a planta possui muitas propriedades graças ao seu grande valor nutricional. Na forma de chá, a erva pode ser usada como depurativa do sangue e tônica, devido a isso, é poderoso no trato de cistite, úlceras, queimaduras, problemas de pele e processos inflamatórios. Rica em vitaminas A, B, C, fibras, ferro e fósforo, além da mucilagem, a planta ajuda no bom funcionamento do intestino, no aumento da imunidade, e pode ser usada na produção de mel.
Pesquisas realizadas na Universidade Federal de Lavras comprovaram que os princípios da planta podem auxiliar na prevenção de doenças como varizes, câncer de colon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, e também diminui o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.

Ora-pro-nobis

Como consumir o Ora-pro-nobis


Suas folhas, secas e trituradas ou frescas são a parte comestível, e podem ser usadas em receitas como sopas, omeletes, tortas e refogadas, ou ainda cruas em saladas. Além disso, podem ser usadas para enriquecer a farinha, massas e pães.
As folhas, in natura, podem ser usadas ainda misturadas na ração de animais devido a grande quantidade de proteína. De fácil digestão, uma boa sugestão de consumo da planta é batitida com água no liquidificador e, em seguida, misturada à massa do pão ou macarrão. As folhas são ainda ótimas para colocar em saladas, e outros pratos comuns no cardápio diário dos brasileiros.


Contra indicações do Ora-pro-nobis


O consumo de ora-pro-nobis não possui contraindicações.