Jejum Intermitente Para Perda de Peso



Jejum Intermitente - O Dr. Desmond Wai , gastroenterologista do Hospital Mount Elizabeth Novena, explica o jejum intermitente e sua eficácia na desintoxicação, perda de peso e outras condições de saúde.


Do ponto de vista nutricional, o que está é jejum intermitente?

Jejuar significa ir sem comida ou bebida por um período de tempo. Embora o jejum tenha sido praticado por razões religiosas ao longo dos séculos, está se tornando uma ferramenta cada vez mais popular para a perda de peso.

Diariamente, uma pessoa média requer cerca de 22 kcal de ingestão de calorias por kg de peso corporal. Assim, um homem de 80 kg exigiria cerca de 1720 kcal por dia. Para perder peso, um indivíduo deve consumir menos calorias do que consome.

A maioria das dietas de baixa caloria sugere uma ingestão de calorias de cerca de 800 - 1.200 kcal por dia. Uma dieta de muito baixas calorias é geralmente definida como uma ingestão calórica diária inferior a 800 kcal e isso pode ser feito em  jejum intermitente. Não comer por várias horas e comer muito pouco em um dia.

O  jejum intermitente é uma boa maneira de desintoxicar?

Uma pessoa saudável não precisa se desintoxicar. Nossos rins e fígado vão se livrar de toxinas para nós, não importa o que ou quando você come.

São apenas pacientes com insuficiência renal ou cirrose hepática que podem necessitar de diálise ou medicamentos especiais para desintoxicação.

O jejum intermitente é eficaz para perda de peso?

Dietas muito baixas em calorias foram avaliadas em estudos clínicos sobre sua eficácia na perda de peso. A razão é que quanto menor a ingestão de calorias, mais rápida é a perda de peso.

Estudos compararam dietas convencionais com dietas de muito baixas calorias do tipo de jejum intermitente. Os resultados mostraram que, embora dietas de muito baixas calorias levem a uma perda maior de peso a curto prazo, não há diferença na perda de peso a longo prazo.

Além disso, há problemas com fome ou tendo dietas de baixa caloria.

Existe perda substancial de proteína que reduzirá a massa muscular
Pode haver queda na pressão arterial e nos níveis de glicose no sangue, para que os pacientes com hipertensão ou diabetes tenham que ajustar seus medicamentos
Muitos dieters se queixaram de perda de cabelo, afinamento da pele e sensação de frio
Pode haver um risco aumentado de formar cálculos biliares
É insustentável
Após um período prolongado de  jejum intermitenteou fome, haverá um surto de hormônios indutores de fome que levam ao desejo por comida. Isso explica por que depois de um período de  jejum intermitente, os pacientes podem acabar comendo mais!

O  jejum intermitente pode melhorar a saúde ou ajudar nas condições médicas?

Sim, o  jejum intermitente ajuda a controlar certas condições médicas. Tomar uma dieta de baixa caloria ajuda a melhorar o peso corporal, a glicose e o controle da pressão arterial. A perda de peso também ajuda a controlar outras condições, como dores nas articulações dos membros inferiores, fígado gordo, doença do refluxo gastroesofágico, etc.

O  jejum intermitente faz nosso metabolismo desacelerar ou nosso corpo armazena gordura?

Você pode ter ouvido que o corpo retém a gordura em resposta a longos períodos sem comida. Enquanto o  jejum intermitente não pode causar o corpo para armazenar gordura, leva a menor massa muscular e taxa de metabolismo.

A ingestão calórica restrita leva à quebra da gordura armazenada, bem como da proteína. Embora a pessoa perder peso, eles também perdem massa muscular, o que leva a uma desaceleração do metabolismo.

Para as pessoas que querem perder peso, uma forma mais saudável é combinar uma dieta de baixa caloria com exercícios que ajudariam a reter a massa muscular do corpo.

Quais são os efeitos colaterais do jejum intermitente ou uma dieta de baixa caloria?

Tomar dieta de baixa caloria pode levar a muitos efeitos colaterais. Os efeitos colaterais incluem uma queda na pressão arterial e nos níveis de glicose, sensação de frio e letargia, perda de cabelo, constipação, halitose, cãibras musculares e diarréia.

O jejum é recomendado para certos grupos de pessoas?

Sim. Para pacientes obesos e com excesso de peso, a ingestão de uma dieta de baixa caloria combinada com exercícios e modificação comportamental é importante para alcançar a perda de peso.

Ocasionalmente, aconselhamos os pacientes a fazer dietas de muito baixas calorias em ocasiões especiais. Um exemplo típico é quando um paciente obeso está planejando uma cirurgia eletiva. Tomar uma dieta de baixa caloria ajuda-os a reduzir o peso rapidamente, reduzindo seus riscos na cirurgia.

Qual é a frequência e duração recomendadas seguras para o jejum?

As pessoas que desejam perder peso devem consultar seus médicos e / ou nutricionistas para chegar a um programa de controle de peso viável. Tomar uma dieta de baixa caloria sozinha leva a alguns efeitos colaterais indesejáveis ​​e é difícil de ser sustentada. Assim, recomendamos uma abordagem em três frentes:

Dieta - Isso implicaria em tomar uma dieta baixa em calorias que é rica em proteínas e pobre em gorduras insalubres, como gordura trans. A dieta também deve consistir em mais carboidratos complexos, como arroz integral e pão integral, e menos carboidratos simples, como refrigerantes.

Exercício - Isso envolveria uma combinação de exercícios aeróbicos (por exemplo, corrida, natação, caminhada rápida) e treinamento de resistência (por exemplo, flexões). Os exercícios devem ser feitos durante 30 minutos por dia.

Modificação do comportamento - Estabelecer metas e manter um diário alimentar pode ajudar na modificação do comportamento alimentar. Os gatilhos de compulsão alimentar podem ser identificados e as sugestões de controle podem ser implementadas. Suporte social e lembretes de amigos e familiares também são importantes na modificação comportamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário